
Jornalismo que tem lado: o caso dos blogueiros brasileiros "progressistas"
2013; Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.25200/bjr.v9n2.2013.545
ISSN1981-9854
Autores Tópico(s)Social Media and Politics
ResumoNeste artigo, analisamos como se constitui a identidade profissional de um grupo de jornalistas experientes e atuantes no mercado, que, ao mesmo tempo, assinam blogs independentes para expressar sua opinião política e se assumem publicamente como "progressistas" ou "sujos". Nosso objetivo é compreender como esses blogueiros definem e praticam o jornalismo em seus blogs, e como entendem sua própria atuação no contexto democrático. A partir de entrevistas, mapeamos os principais valores jornalísticos expressos por eles, delineando sua identidade profissional de jornalistas-blogueiros que defendem um jornalismo "que tem lado", isto é, de opinião. Os resultados mostram que esses jornalistas consideram seus blogs lugar de diversidade de opinião em oposição à mídia tradicional, e que sua principal função, enquanto jornalistas, é atuar de maneira vigilante em relação aos todos poderes políticos, incluindo a mídia, vista como ator político relevante.
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