ATITUDES DOS CONSUMIDORES COM RELAÇÃO À COMPRA DE HORTIFRUTÍCOLAS EM HIPERMERCADOS E FEIRAS LIVRES NA CIDADE DE CAMPINAS - SP
1999; EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Inglês
10.35977/0104-1096.cct1999.v16.8889
ISSN1678-3964
AutoresMaria da Conceição Pereira da Fonseca, Maria Aparecida Silva, Elisabete Salay,
Tópico(s)Agricultural and Food Sciences
ResumoFoi analisada a atitude dos consumidores em relacao as compras de hortifruticolas em hipermercados e feiras livres na cidade de Campinas. Uma pesquisa qualitativa embasou a producao da escala Likert que continha 60 itens de opinioes sobre preco, qualidade e outros aspectos. Entrevistaram-se 51 consumidores de hipermercados e 50 de feiras livres. Os entrevistados relataram o quanto concordavam ou discordavam de cada item, usando uma escala de sete pontos. A analise foi baseada no levantamento de medias, desvio padrao, coeficiente de correlacao de Pearson, t-teste (p £ 0,05) e frequencia simples. Os resultados indicam que os motivos que levaram os consumidores entrevistados em feiras a preferirem adquirir os hortifruticolas nesses varejistas sao: atratividade, frescor, variedade e integridade dos produtos, tranquilidade das compras e rapidez no atendimento dos funcionarios e nas compras. Ja os que preferem os hipermercados optam por esses varejistas devido aos itens: localizacao, estacionamento, preco, apresentacao do produto limpo, limpeza, seguranca pessoal, rapidez das compras e variedade de outros produtos, alem de hortifruticolas. CONSUMER ATTITUDES WITH RESPECT TO THE BUYING OF HORTICULTURAL PRODUCTS IN SUPERMARKETS AND OPEN MARKETS IN THE CITY OF CAMPINAS – SP ABSTRACT The attitude of consumers with respect to the buying of horticultural products in supermarkets and open markets in the city of Campinas, was analysed. Qualitative research was used to produce a Likert scale containing 60 items with opinions about prices, quality and other aspects. Fifty-one consumers were interviewed in the supermarkets and fifty in the open markets. Those interviewed were requested to evaluate how much they agreed or disagreed with each item, using a seven point scale. The analysis was based on a calculation of averages, standard deviation, Pearson's coefficient of correlation, the t-test (p £ 0.05) and the frequency. The results indicated that the consumers in open markets preferred to buy horticultural products for the following reasons: appearance, freshness, variety and wholesomeness of the horticultural products and the tranquillity and speed of attendance by the sales personnel and speed of buying. The consumers in supermarkets opted for these markets on account of the following items: location, parking facilities, price, and clean appearance of products sales facilities, personal security, speed of buying and the variety of other products on sale in addition to the horticultural products.
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