Galgar fronteiras, criar “pontes”, traçar “ruas” e itinerários: a construção social de sentidos nos espaços intersticiais da sala do Jardim de Infância pelas crianças
2011; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 4; Issue: 8 Linguagem: Português
10.19177/prppge.v4e82011234-251
ISSN2179-2534
Autores Tópico(s)Children's Rights and Participation
ResumoSubscrevendo pressupostos teóricos da Sociologia da Infância e socorrendo-se de contributos da Sociologia e Antropologia do Espaço, o presente artigo visa dar conta dos modos como as crianças no quotidiano da sala de um Jardim de Infância em Portugal foram atribuindo outras significações simbólicas àquele espaço institucional. A análise de descrições etnográficas das deslocações, paragens e demoras das crianças pelas várias áreas da sala, em ritmo balançado entre o nomadismo e a sedentarização, procura evidenciar aspectos menos perceptíveis das rotinas das culturas de pares instituídas em espaços intersticiais e com isso, chamar a atenção para algumas questões metodológicas relativas à observação das interacções infantis.
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