
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS E PROFESSORES NA PRESERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS NA PRAIA DE PIPA - RN
2010; Volume: 24; Linguagem: Português
10.14295/remea.v24i0.3890
ISSN2318-4884
AutoresJuliana Oliveira Frazão, Jobson Martins da Silva, Carla Soraia Soares de Castro,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO presente trabalho teve por objetivo caracterizar a percepcao de alunos e professores da Escola Municipal Vicencia Castelo localizada na praia de Pipa-RN, com vistas ao desenvolvimento de acoes educativas enfocando as tartarugas marinhas. A metodologia utilizada com os professores foi a aplicacao de questionario semi-estruturado avaliado atraves da analise de conteudo categorial e a utilizacao de mapas mentais com os alunos. Os resultados mostraram que a percepcao dos termos educacao ambiental e meio ambiente, definidos pelos professores, privilegia basicamente a visao naturalista e a tendencia tradicional, relacionando os termos apenas a aspectos naturais. Os relatos e desenhos revelam que as criancas nao tem clareza da importância da presenca da tartaruga marinha na praia de pipa. Com base no levantamento da percepcao acerca de educacao ambiental e de meio ambiente, do grupo estudado, foi possivel identificar a necessidade de se trabalhar com os docentes na perspectiva de sensibiliza-los sobre as questoes ambientais, nao apenas na aquisicao de conhecimentos acerca de temas ambientais, mas como uma ferramenta estrategica para que eles se tornem agentes multiplicadores dentro da sala de aula.
Referência(s)