DETERMINANDO A FORMA DA ÓRBITA DE MARTE NO ENSINO MÉDIO
2014; Issue: 18 Linguagem: Português
10.37156/relea/2014.18.011
ISSN1806-7573
AutoresCarlos Maximiliano Dutra, Andressa Rossini Goulart,
Tópico(s)Health, Education, and Aging
ResumoNo presente trabalho, visando suprir a deficiência de atividades práticas relacionadas ao conteúdo de Leis de Kepler nos livros-textos de Física do 1º ano do Ensino Médio, apresentamos uma atividade prática de determinação da órbita de Marte. O aluno, combinando conceitos físicos com a geometria poderá vivenciar a experiência da descoberta da forma da órbita de Marte de modo similar ao realizado por Johannes Kepler. Aplicamos a metodologia proposta junto a dezoito professores do Curso de Especialização em Educação em Ciências e obtivemos em um trabalho de duas horas de duração o traçado da órbita de Marte com resultados numéricos médios que reproduzem com erro inferior a 14% os parâmetros orbitais de referência da órbita de Marte.
Referência(s)