Artigo Acesso aberto

DETERMINANDO A FORMA DA ÓRBITA DE MARTE NO ENSINO MÉDIO

2014; Issue: 18 Linguagem: Português

10.37156/relea/2014.18.011

ISSN

1806-7573

Autores

Carlos Maximiliano Dutra, Andressa Rossini Goulart,

Tópico(s)

Health, Education, and Aging

Resumo

No presente trabalho, visando suprir a deficiência de atividades práticas relacionadas ao conteúdo de Leis de Kepler nos livros-textos de Física do 1º ano do Ensino Médio, apresentamos uma atividade prática de determinação da órbita de Marte. O aluno, combinando conceitos físicos com a geometria poderá vivenciar a experiência da descoberta da forma da órbita de Marte de modo similar ao realizado por Johannes Kepler. Aplicamos a metodologia proposta junto a dezoito professores do Curso de Especialização em Educação em Ciências e obtivemos em um trabalho de duas horas de duração o traçado da órbita de Marte com resultados numéricos médios que reproduzem com erro inferior a 14% os parâmetros orbitais de referência da órbita de Marte.

Referência(s)