Utopia e antropofagia na ficção de Darcy Ribeiro. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.2i2.0008

2013; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2238-7196

Autores

Marcelo Franz,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Este artigo quer entender na obra literaria de Darcy Ribeiro as representacoes literarias de suas interpretacoes da identidade nacional na leitura de sua novela Utopia Selvagem: Saudades da Inocencia Perdida (1982). Tomarei, eventualmente, como comparacao a titulo de reforco para a tarefa de situacao das ocorrencias do livro de Darcy Ribeiro, dois importantes textos do modernismo da decada de 20, Macunaima (1928), de Mario de Andrade e Manifesto Antropofago (1928), de Oswald de Andrade. O norte teorico principal se fixara nas concepcoes formuladas pelo proprio Darcy Ribeiro em seus ensaios de antropologia e sociologia. Com isso talvez se possa discutir a ideia da formacao de uma identidade nacional na literatura brasileira, com toda a sua complexidade e suas contradicoes, bem como a permanencia e as transformacoes sofridas pelo debate sobre isso, levando em consideracao a relevância conferida a esse problema pelos dois autores modernistas e por Darcy Ribeiro e a forma como elaboram, em epocas e sob impulsos ideologicos diferentes, os mitos fundantes de um suposto “ser brasileiro”, fruto do choque e da sintese de antagonismos historicos e culturais. Palavras-chave: Darcy Ribeiro. Ficcao. Antropofagia.

Referência(s)