Artigo Produção Nacional

Estruturas motoras e conduta escolar dos portadores de deficiência mental - PDMs

2004; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Linguagem: Português

ISSN

1984-686X

Autores

Marília de Rosso Krug, Juciele Copetti Casarin, Lucimara Somavilha, Pedro Antônio Batistella,

Tópico(s)

Children's Physical and Motor Development

Resumo

Este estudo, teve como objetivo avaliar as estruturas motoras nas variaveis: coordenacao motora ampla, fina e equilibrio, e a conduta escolar nas variaveis: hiperatividade, socializacao, ansiedade e inatencao. Para realizar a coleta de dados, foi utilizado a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), proposta por Rosa Neto (1996), e a Escala de Avaliacao do Comportamento Infantil para o Professor (EACI–P), proposta por Brito (1999). A amostra foi constituida de 11 Portadores de Deficiencia Mental (PDM), sendo 06 do sexo feminino e 05 do sexo masculino, com idade entre 08 e 16 anos da APAE de Ijui- RS. Os dados foram tratados atraves da inferencia percentual (conduta escolar) e estatistica descritiva (estruturas motoras). A maioria dos PDM nao apresentaram indices elevados nas variaveis relativas a conduta escolar, no entanto, no que se refere a coordenacao motora ampla, coordenacao motora fina e equilibrio, observou-se indices inferiores, em relacao aos padroes ideais propostos por Rosa Neto (1996). Assim foi possivel concluir que os PDM da APAE de Ijui devem ter incluso em seus programas atividades fisicas que proporcionem um maior desenvolvimento das estruturas motoras. Palavras-chave : ansiedade, hiperatividade, coordenacao, equilibrio, deficiencia mental.

Referência(s)