
A construção de um ídolo futebolístico na imprensa: estudo de caso
2011; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 8; Issue: 15 Linguagem: Português
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139117
ISSN2238-2593
AutoresRonaldo Helal, Álvaro do Cabo, Fausto Amaro, Camila Augusta Alves Pereira, João Paulo Vieira Teixeira,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO artigo, perpassando as edições dos meses de abril, maio e junho de 2011 dos jornais O Globo (Rio de Janeiro) e O Estado de S. Paulo, procura investigar como a imprensa escrita está construindo a imagem do futebolista brasileiro Neymar(Neymar da Silva Santos Júnior). A pesquisa busca identificar quais recursos são acionados na tentativa de aproximar o jovem atleta à narrativa clássica do herói e/ou às “essencializações” que os brasileiros fazem de si mesmo.
Referência(s)