Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A construção de um ídolo futebolístico na imprensa: estudo de caso

2011; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 8; Issue: 15 Linguagem: Português

10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139117

ISSN

2238-2593

Autores

Ronaldo Helal, Álvaro do Cabo, Fausto Amaro, Camila Augusta Alves Pereira, João Paulo Vieira Teixeira,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O artigo, perpassando as edições dos meses de abril, maio e junho de 2011 dos jornais O Globo (Rio de Janeiro) e O Estado de S. Paulo, procura investigar como a imprensa escrita está construindo a imagem do futebolista brasileiro Neymar(Neymar da Silva Santos Júnior). A pesquisa busca identificar quais recursos são acionados na tentativa de aproximar o jovem atleta à narrativa clássica do herói e/ou às “essencializações” que os brasileiros fazem de si mesmo.

Referência(s)