Desejo de educar?
2008; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 8; Linguagem: Português
10.20396/etd.v8i0.693
ISSN1676-2592
AutoresMaria Teresa Guimarães de Lemos,
Tópico(s)Psychoanalysis and Social Critique
ResumoPodemos reconhecer na atualidade a circulação de um discurso que quer denunciar novos impasses na educação: as referências mais comuns são a queda da autoridade simbólica do professor e a redefinição dos lugares educador-aluno (operando neste último uma identificação aos direitos de consumidor ou usuário). A análise apresentada aqui, que não se preocupa em estabelecer o caráter de verdade ou falsidade dos enunciados desse discurso, mas sim com o de suas conseqüências, propõe que ele seja entendido como uma “queixa” ou “demanda” (utilizando-se a noção lacaniana do termo). Como toda demanda, ele desconhece a falta que a produz. O texto propõe analisar esta falta/impossível que habita a prática educativa, tomando primeiramente a concepção freudiana de educação e, em segundo lugar, a positividade lógica desses termos no ensino de Lacan.
Referência(s)