
A INFLUÊNCIA DO FATOR ECOLÓGICO NA DECISÃO DE COMPRA DE BENS DE CONVENIÊNCIA
2001; UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/1678-69712001/administracao.v2n1p109-131
ISSN1678-6971
AutoresSÉRGIO LUÍS STIRBOLOV MOTTA, George Bedinelli Rossi,
Tópico(s)Sustainable Supply Chain Management
ResumoRESUMO Este artigo pretende elucidar se o fator ecológico pode ser considerado uma ferramenta mercadológica na medida em que vai ao encontro das necessidades dos consumidores a serem satisfeitas. Apresenta um estudo exploratório que teve como intuito revelar se o meio ambiente é um dos fatores levados em consideração pelos consumidores quando decidem suas compras de bens de conveniência. Os resultados indicam que o meio ambiente não é uma variável presente nas decisões de compra, não constituindo, portanto, elemento de agregação de valor aos produtos no sentido de satisfazer necessidades de clientes, sobretudo pelo fato de os consumidores não terem informação suficiente para tal. Apesar disso, sugerem que o investimento empresarial em gestão ambiental e no lançamento de produtos ecologicamente corretos poderá constituir, no futuro, vantagem competitiva, pois tanto o conhecimento sobre as questões ambientais quanto atitudes positivas em relação à preservação ambiental já estão presentes nos consumidores.
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