Representação e visualidade local: a cidade do Porto mediatizada
2014; UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Espanhol
10.17058/rzm.v2i1.4709
ISSN2318-406X
AutoresCristina Tereza Salvador Rebelo,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoResumo Num contexto de globalizacao, despontam nas cidades, novas simbologias urbanas e novas formas de representacao, mediadas pela reproducao de simbolos e imagens, que lhes atribuem, nao so uma figuracao de vanguarda, mas tambem um autentico posicionamento do espaco. A cidade do Porto tem uma historia ligada a resistencia, ao centralismo e reivindicacao da identidade local. Para se afirmar, o Porto tem de ganhar forca politica, economica e comunicacional. Neste âmbito, o Porto Canal pretende dar resposta a alguns imperativos de interesse local e tambem de projecao de particularismos e singularidades da regiao. Este artigo, discute as identidades locais e a acao comunicacional dos media locais no alcance de uma performance local competitiva, atraves de uma imagem positiva e atrativa. Para o efeito, apresentamos dados retirados de estudos proprios realizados entre 2010/2013, que esclarecem a relacao do canal de televisao Porto Canal com a identidade local da cidade, pronunciando conclusoes sobre a sua correspondencia. Palavras- chave: Porto, TV Local, Identidade. Marca cidade. Resumen En un contexto de la globalizacion, surgen en las ciudades, nuevas simbologias urbanas y nuevas formas de representacion, mediada por la reproduccion de simbolos e imagenes que les otorgara una figuracion de vanguardia, permitiendo un espacio autentico de posicionamiento. Porto tiene una historia conectada a la resistencia, el centralismo y la afirmacion de la identidad local. Para afirmarse, la ciudad tiene que lograr poder politico, economico y comunicacional. En este orden de ideas, Porto Canal pretende dar respuesta a algunos imperativos de interes local y a la proyeccion de las particularidades y singularidades de la region. Este articulo analiza las identidades locales y la accion comunicativa de los medios de comunicacion locales en la consecucion de un interes local competitivo a traves de una imagen positiva y atractiva. En este contexto, se presentan los datos estudios propios entre 2010/2013, que aclaran la relacion del canal de television Porto Canal con la identidad local discutiendo su conformidad. Palavras clave: Porto, TV Local, Identidad, Marca ciudad. Abstract In a context of globalization, emerge in the cities, new urban symbologies and new forms of representation, mediated by the reproduction of symbols and images, granting a figuration lead and allowing a genuine space positioning. Porto City has a history related to resistance, centralism and local identity statements. To be affirmed, Oporto has to gain political, economic and communicational power. In this vein, Porto Canal intends to meet some requirements of local interest and also the projection of particularity and uniqueness of the region. For this purpose, Porto Channel aims to provide an answer to some local imperatives and interests within a cast of particularities and singularities outside this region. This article discusses the local identities and communicational actions of the local media within the range of a local competitive performance, through a positive and attractive image. To this end, we present some data taken from studies conducted between 2010/2013, clarifying the relationship among Porto Channel and local identity. Key Words: Porto, Local TV, Identity, City branding.
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