
Análise comparativa entre a teoria e prática de ensino em graduação em Engenharia de Produção
2012; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Issue: 3 Linguagem: Português
10.15675/gepros.v0i3.393
ISSN1984-2430
AutoresAbraão Freires Saraiva Júnior, Reinaldo Pacheco da Costa,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste trabalho objetiva analisar comparativamente o planejamento e a execução de uma disciplina de graduação em Engenharia de Produção, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em relação às proposições teóricas sobre ensino em engenharia. Enfatizando o plano e os métodos de ensino utilizados pelo professor na disciplina Economia de Empresas, o estudo é desenvolvido, a partir da análise do plano da disciplina, do acompanhamento presencial da execução das aulas e da aplicação de um questionário, junto aos alunos que cursaram a disciplina, durante o primeiro semestre do período letivo de 2008. Como resultado, verificou-se que o plano de ensino não apresentava objetivos voltados para a aprendizagem dos alunos, mas, sim, exclusivamente para o conteúdo. Além disso, verificou-se que a técnica de desenvolvimento da aprendizagem mais utilizada foi o estudo de caso. O trabalho conclui que ainda existem falhas na compreensão de professores e alunos, quanto a questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem e aponta a necessidade de ações de conscientização neste sentido. Palavras-chave: Planejamento e execução de disciplina; Graduação em Engenharia de Produção; Melhoria do ensino.
Referência(s)