Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A pedagogia histórico-crítica e o marxismo: Equívocos de (mais) uma crítica à obra de Dermeval Saviani

2012; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 11; Issue: 41e Linguagem: Português

10.20396/rho.v11i41e.8639894

ISSN

1676-2584

Autores

Newton Duarte, Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira, Júlia Malanchen, Herrmann Vinicius de Oliveira Muller,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Este artigo analisa uma tese de doutorado que foi escrita por Ademir Lazarini com o propósito de formular uma crítica radical à interpretação de Dermeval Saviani acerca das relações entre capital e educação. A tese argumenta que a pedagogia histórico-crítica baseada nas obras de Dermeval Saviani distancia-se da teoria marxiana sobre a sociedade capitalista. O artigo detecta equívocos fundamentais no interior da crítica formulada pelo autor da tese e o exame desses equívocos revelou uma ausência de compreensão do método materialista histórico-dialético.

Referência(s)