
A pedagogia histórico-crítica e o marxismo: Equívocos de (mais) uma crítica à obra de Dermeval Saviani
2012; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 11; Issue: 41e Linguagem: Português
10.20396/rho.v11i41e.8639894
ISSN1676-2584
AutoresNewton Duarte, Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira, Júlia Malanchen, Herrmann Vinicius de Oliveira Muller,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoEste artigo analisa uma tese de doutorado que foi escrita por Ademir Lazarini com o propósito de formular uma crítica radical à interpretação de Dermeval Saviani acerca das relações entre capital e educação. A tese argumenta que a pedagogia histórico-crítica baseada nas obras de Dermeval Saviani distancia-se da teoria marxiana sobre a sociedade capitalista. O artigo detecta equívocos fundamentais no interior da crítica formulada pelo autor da tese e o exame desses equívocos revelou uma ausência de compreensão do método materialista histórico-dialético.
Referência(s)