Artigo Produção Nacional

IMPORTÂNCIA DAS REDES NOS PROCESSOS DE INOVAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA

2010; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1809-2039

Autores

Ilisângela Mais, Luciano Castro de Carvalho, Mohamed Amal, Micheline Gaia Hoffmann,

Tópico(s)

Business Strategy and Innovation

Resumo

Atualmente, verifica-se uma tendencia nas pesquisas em relacionar o desempenho das empresas as suas caracteristicas empreendedoras: proatividade, inovacao e insercao numa rede de relacionamentos. Entretanto, uma grande parte dos estudos se concentra na analise dos paises desenvolvidos e com mercados domesticos pequenos. O presente estudo focou empresas brasileiras, com o objetivo de avaliar os modos pelos quais as redes de relacionamento e as atividades de inovacao influenciam a intensidade da internacionalizacao. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, conduzido em tres empresas de base tecnologica do polo tecnologico de Florianopolis (Estado de Santa Catarina, sul do Brasil). Os resultados demonstraram que as empresas atribuem grande importância as redes nas suas atividades de internacionalizacao. Utilizando-as como fonte de informacao, tem acesso facilitado aos mercados externos. Alem disso, tais empresas se percebem como inovadoras, liderando o desenvolvimento de tecnologia dos seus setores no pais, no entanto, o seu desempenho nas atividades internacionais nao configuram processos de internacionalizacao acelerada. Uma explicacao provavel e que as redes nas quais as empresas se inserem apresentem um baixo nivel de internacionalizacao. Embora as empresas tenham atribuido importância as redes para a sua internacionalizacao, o polo tecnologico no qual se inseriram nao apresenta um alto grau de internacionalizacao. Adicionalmente, o estudo dos tres casos mostrou que ha evidencias da importância das redes na busca de estrategias de inovacao.

Referência(s)