
Escolas de tempo integral e atividades extracurriculares: universos à espera da Psicologia brasileira DOI 10.5752/P.1678-9563.2009v15n3p120
2010; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 15; Issue: 03 Linguagem: Português
10.5752/p.1678-9563.2009v15n3p120
ISSN1678-9563
AutoresNeyfsom Carlos Fernandes Matias,
Tópico(s)Children's Physical and Motor Development
ResumoObserva-se que, no Brasil, diversas ações vêm sendo desenvolvidas com o intuito de se implantar uma educação em tempo integral. Sabe-se que as atividades ligadas ao esporte, às artes e culturais podem contribuir significativamente nesse sentido. Com base nisso, este artigo apresenta algumas iniciativas que visavam à execução de escolas de tempo integral e como as atividades extracurriculares podem ser úteis na efetivação de uma educação em tempo integral. O objetivo deste estudo foi o de verificar o que já se tem publicado sobre as escolas de tempo integral e atividades extracurriculares, desde uma pesquisa bibliográfica, nos periódicos "Psicologia: teoria e pesquisa"; "Psicologia: reflexão e crítica"; "Psicologia escolar e educacional". As considerações finais apontam que o estudo sobre as atividades extracurriculares e escolas de tempo integral ainda é embrionário no Brasil e que urge a realização de pesquisas empíricas sobre atividades extracurriculares no País.
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