Artigo Acesso aberto Revisado por pares

As Crenças e os sistemas de crenças do professor de Inglês sobre o ensino e a aprendizagem da língua estrangeira no sul do Brasil: sistemas, origens e mudanças

2019; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15210/rle.v8i2.15614

ISSN

1983-2400

Autores

Elisabeth Kudiess,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este estudo descreveu e interpretou as crenças do professor de inglês sobre o ensino e a aprendizagem da língua estrangeira, particularmente, sobre o ensino da gramática. Buscou conhecer a origem das crenças e os fatores de formação, as influências na prática do professor, a organização em sistemas individuais de crenças e a cultura de ensino. Participaram desta investigação dez professores de inglês de escolas particulares de línguas do sul do Brasil. A pesquisa utilizada foi de natureza etnográfica, e as técnicas de coleta de dados foram as entrevistas e as observações de aula. Concluiu-se que as crenças são originadas a partir de experiências significativas vividas pelos professores, principalmente como alunos de LE e como professores em sala de aula, e que eles, compartilhando ou não estas crenças, pertencem a uma cultura de ensino comum, a cultura de ensino da língua inglesa.

Referência(s)
Altmetric
PlumX