Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Transformação social e educação no México antigo

2007; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.17765/1516-2664.2004v9n2p61-89

ISSN

2176-9176

Autores

Reginaldo Aliçandro Bordin,

Tópico(s)

Indigenous Cultures and Socio-Education

Resumo

A preocupacao do presente trabalho foi estudar as origens, o desenvolvimento e a educacao da civilizacao Asteca. Oriundos do Norte Mexicano, os Astecas atravessaram parte dos territorios ate se estabelecerem entre os lagos de Texcoco, onde permaneceram definitivamente. Guerreiros controlaram outras tribos ali estabelecidas e se desenvolveram economicamente, arrecadando tributos. A medida que se enriqueciam, centralizavam o poder politico nas maos de lideres religiosos, que definiam padroes comportamentais mais rigorosos. Para isso eles contaram com a colaboracao de um sistema educacional, organizado em duas etapas: informal e formal. Na informal, cabia aos pais e aos membros do coletivo ensinar comportamentos basicos as criancas, alem do trabalho domestico. Na educacao formal, duas escolas deram sua contribuicao: o telpochcalli e o calmecac. O telpochcalli era a escola responsavel por treinar os jovens para a guerra, mas constava de seu programa tambem o ensino da religiao, da musica, da danca e do trabalho comunitario. O calmecac, por sua vez, tinha por funcao aprofundar o ensino da religiao, o que demonstra ter sido uma escola responsavel principalmente por educar sacerdotes e aqueles que conduziriam o Imperio Asteca. Com essas caracteristicas, a educacao Asteca foi organizada no sentido de atender as necessidades dessa sociedade, o que explica os objetivos desses dois centros educacionais de preparar os jovens com enfase nas atividades belica e religiosa.

Referência(s)