
Empreendedorismo feminino: um estudo fenomenológico
2015; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial; Linguagem: Português
10.22279/navus.2015.v5n2.p06-13.208
ISSN2237-4558
AutoresSuely da Silva Carreira, Ana Bencciveni Franzoni, Aulina Judith Folle Esper, Daniela Chagas Pacheco, Fabiana Böhm Gramkow, Manoel Francisco Carreira,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO crescente aumento no número de mulheres empreendedoras em diversos ramos de negócios, as alterações de seu papel na sociedade e suas conquistas foram os fatores que nortearam o desenvolvimento deste trabalho, cujo objetivo é apresentar o perfil das empreendedoras entrevistadas, suas características pessoais, como ocorreu o desenvolvimento de seu empreendimento, bem como a sua visão atual e futura sobre os seus respectivos negócios. A pesquisa foi desenvolvida com base no método fenomenológico-interpretativista, que se revelou adequado para identificar não somente as características explícitas das entrevistadas, mas também aspectos da subjetividade, que demonstram a existência nelas de um perfil empreendedor. Os resultados mostraram que estão presentes no perfil delas, características como persistência, busca de oportunidades, iniciativa, comprometimento, persuasão e autoconfiança, as quais as definem como mulheres empreendedoras.
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