Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Empreendedorismo feminino: um estudo fenomenológico

2015; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial; Linguagem: Português

10.22279/navus.2015.v5n2.p06-13.208

ISSN

2237-4558

Autores

Suely da Silva Carreira, Ana Bencciveni Franzoni, Aulina Judith Folle Esper, Daniela Chagas Pacheco, Fabiana Böhm Gramkow, Manoel Francisco Carreira,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O crescente aumento no número de mulheres empreendedoras em diversos ramos de negócios, as alterações de seu papel na sociedade e suas conquistas foram os fatores que nortearam o desenvolvimento deste trabalho, cujo objetivo é apresentar o perfil das empreendedoras entrevistadas, suas características pessoais, como ocorreu o desenvolvimento de seu empreendimento, bem como a sua visão atual e futura sobre os seus respectivos negócios. A pesquisa foi desenvolvida com base no método fenomenológico-interpretativista, que se revelou adequado para identificar não somente as características explícitas das entrevistadas, mas também aspectos da subjetividade, que demonstram a existência nelas de um perfil empreendedor. Os resultados mostraram que estão presentes no perfil delas, características como persistência, busca de oportunidades, iniciativa, comprometimento, persuasão e autoconfiança, as quais as definem como mulheres empreendedoras.

Referência(s)