
O LÚDICO COMO PROMOÇÃO DO APRENDIZADO ATRAVÉS DOS JOGOS SOCIOAMBIENTAIS, INTEGRANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL
2012; Volume: 29; Linguagem: Português
10.14295/remea.v29i0.2943
ISSN2318-4884
AutoresJanuária da Fonseca Malaquias, Fernanda Carla Wasner Vasconcelos, Cristina de Souza Silva, Heloísa Damasceno Diniz, Maria Cristina Santiago,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoAs caracteristicas ludicas inseridas nos jogos proporcionam um aprendizado mais prazeroso, que envolve a sociedade para a troca de ideias e a busca de novos conhecimentos relativos as questoes socioambientais. Esta pratica se faz importante, pois atraves da educacao socioambiental sao desenvolvidos conhecimentos, compreensoes, habilidades e motivacoes, que agregam no âmbito da sustentabilidade. Com o proposito de dar continuidade a organizacao do material didatico, desenvolvido pela graduacao Tecnologica em Gestao Ambiental e pela Pos Graduacao em Sustentabilidade e Responsabilidade Social, no periodo de 2008 a 2011, esta etapa avaliou a estrutura e a adequacao dos 42 jogos catalogados anteriormente com base na faixa etaria, tema, categoria (tabuleiro, memoria, bingo, entre outros) descritos nas regras apresentadas. A percepcao dos diferentes publicos, participantes de eventos como o Viva a Praca, o EXPOUNA e a Festa da Familia no Colegio Sao Paulo Irmas Angelicas tambem foram sistematizadas de maneira a subsidiar esta analise. Conclui-se com este trabalho que o desenvolvimento de estrategias pedagogicas interativas, do tipo jogos, estimulou vivencias que possibilitaram que o individuo refletisse seus habitos na comunidade e no ambiente onde se insere, capacitando o sujeito a escolhas e a efetiva participacao atraves da Educacao Socioambiental.
Referência(s)