
Uniformes escolares: delineando identidades de gênero
2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 14; Issue: 58 Linguagem: Português
10.20396/rho.v14i58.8640384
ISSN1676-2584
Autores Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoEste artigo tem como objetivo discutir e problematizar a prática de uniformização escolar, buscando estabelecer relações e conexões existentes entre os aspectos históricos, teóricos, políticos, sociais e culturais que levaram às instituições de ensino a adotarem — dentre tantas outras práticas pedagógicas de governo e conduta —, a utilização de modos distintos de vestir-se para ir à escola. Com efeito, tal proposição converte-se numa importante ferramenta analítica para que possamos perceber a produção dos corpos estudantis e a constituição de específicas identidades de gênero como centrais no processo de escolarização, tendo a seu serviço os uniformes escolares. Para tanto, tendo este como interesse de estudo, o artigo irá centralizar sua narrativa no que venho nomeando por prática de revestimento dos corpos.
Referência(s)