A IMPORTÂNCIA DOS LUGARES NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

2008; Linguagem: Português

10.14295/remea.v0i0.3384

ISSN

2318-4884

Autores

Mauro Grün,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O trabalho analisa a importância dos lugares para a Educacao Ambiental. Para tanto, sao analisadas as concepcoes de espaco presentes em Descartes e Newton. Descartes via o espaco como mera extensao. O proprio corpo nao e mais que espaco. Newton acreditava que o espaco era vazio e absoluto. Argumento que perdemos a nocao de lugar. A partir do sec. XVII, vivemos como se estivessemos em lugar nenhum. Perdemos a referencia a lugares. Os lugares estao desaparecendo em detrimento do espaco. Casey (2000) argumenta que para um Ocidental instruido e o espaco que vem antes, enquanto para um Aborigene da Australia e para muitos outros indigenas e o lugar. As narrativas pelas quais damos sentido as nossas vidas dificilmente estao enlacadas a lugares. Naess (1995) acredita que 99% dos experts sao educados para perceber um lugar ou uma paisagem nao como bonito ou feio, mas como se fossem apenas 30 ou 40 km². O espaco moderno e visto como sendo “neutro” e como um meio previamente dado, uma tabula rasa na qual as particularidades da cultura e da historia sao inscritas. Ha uma emancipacao do lugar e uma nova Cosmologia inspirada no conceito de espaco vazio em Newton. Essa Cosmologia influenciou inclusive os processos de colonizacao pela Europa de paises como a Australia, que recebeu de seus primeiros “descobridores” o sugestivo nome de Terra Nulius (Terra de Ninguem), embora houvesse uma grande populacao de Aborigenes vivendo la ha mais de 40.000 anos. Argumento que para termos praticas mais ecologicamente orientadas precisariamos nos “sentir em algum lugar”. “Estar em lugar”, ter “ a nocao de lugar” e um modo de pertenca ao mundo e e importante para nossa percepcao primaria e interconexoes com o mundo nao-humano. Na verdade, nos estamos sempre em lugares, nao vivemos no espaco, mas a percepcao predominante e ainda a do espaco neutro e desnudo de qualidades. Seguindo Casey (2000), afirmo que os lugares foram absorvidos pelo espaco neutro e homogeneo da ciencia moderna, dificultando nossa nocao e percepcao dos lugares e aprofundando a crise ecologica. Ao final, proponho que a reapropriacao social dos lugares seja uma das tarefas da Educacao Ambiental.

Referência(s)