Artigo Revisado por pares

Psicologia e as práticas institucionais: A pesquisa-intervenção em movimento

2006; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 37; Issue: 2 Linguagem: Inglês

ISSN

1980-8623

Autores

Marisa Lopes da Rocha,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este trabalho tem como proposta discutir, no primeiro momento, os pressupostos das pesquisas partici-pativas, em especial, os da pesquisa-intervencao que traz como referencial teorico-metodologico a analise institucional. No segundo momento, sera apresentado o processo de desenvolvimento e as conclusoes parciais de uma pesquisa realizada em uma escola publica do estado do Rio de Janeiro. Colocar em analise as relacoes entre Psicologia e Educacao e suas implicacoes com as condicoes do trabalho docente e a saude na escola e um objetivo atravessado nas presentes reflexoes. Palavras-chave: Pesquisa participativa; pesquisa-intervencao; analise institucional; psicologia e educacao. ABSTRACT Psychology and institutional practices: Intervention-research in movement This paper discusses at first the presuppositions of participative researches, in special those which bring institutional analysis as theoretical and methodological basis. Afterwards, it will be presented the process of development and the partial conclusions of a research carried out in a public school of Rio de Janeiro. One of the main goals of these discussions is to analyse the relations between Psychology and Education and their implications with the conditions of teaching work and health in school. Key words: Participative research; intervention-research; institutional analysis; psychology and education.

Referência(s)