
COMPETÊNCIAS DO CONHECIMENTO CONTEXTUALIZADO
2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 4; Issue: 8 Linguagem: Português
10.28998/2175-6600.2012v4n8p119
ISSN2175-6600
AutoresJosé Carlos Caires, Elisangela da Silva Bernado,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoEste trabalho tem como foco a organização formal e educacional – apresentando o duplo papel desempenhado tanto pelo gestor quanto pelo professor. Essa duplicidade de ações está ligada por um lado ao desenvolvimento de ações de gestão e por outro à atuação dos gestores como difusores do conhecimento organizacional. Gestão e educação são analisadas como processos presentes em cenários que tenham como pilar de sustentação a inovação e a preservação das condições de sobrevivência das futuras gerações. As competências são conceituadas tanto no mundo do trabalho e da formação profissional como na esfera escolar. São discutidas oito competências facilitadoras da transformação da informação em conhecimento contextualizado. São apresentadas, ainda, algumas estratégias pedagógicas voltadas à contextualização, pertinência e socialização de conhecimento.
Referência(s)