CONSOLIDAÇÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: CONDIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS, POLÍTICAS E INSTITUCIONAIS
2006; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.7867/1809-0354.2006v1n1p40-52
ISSN1809-0354
Autores Tópico(s)Science and Science Education
ResumoO texto apresenta e discute as condicoes epistemologicas, politicas e institucionais para uma adequada configuracao dos programas de pos-graduacao em educacao. Considerando a pos-graduacao como lugar onde a pratica da pesquisa e fundamental e imprescindivel, dada a natureza da conhecimento como construcao do objeto, destaca a importância e a necessidade da fundamentacao teorica e da referenciacao empirica. Ao mesmo tempo, defende o compromisso de todo conhecimento com a causa emancipatoria da sociedade humana, razao pela qual tambem a producao cientifica precisa comprometer-se etica e politicamente com a construcao da cidadania. Refere-se igualmente as condicoes institucionais para a estruturacao de um Programa que possa servir de contexto para a producao rigorosa de conhecimento novo e para a. Alem disso, ao instaurar uma tradicao de pesquisa em nossos ambientes academicos, a pos-graduacao, no Brasil, se constituiu historicamente como espaco privilegiado, e quase que exclusivo, para a formacao de novos pesquisadores.
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