Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aproximações disciplinares: história, arte e imagem

2009; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 15; Issue: 28 Linguagem: Português

10.22456/1983-201x.7964

ISSN

1983-201X

Autores

Paulo Knauss,

Tópico(s)

Photographic and Visual Arts

Resumo

Este texto tem como ponto de partida a ideia de que há um laço a ser fortalecido entre a história da imagem e a história da arte para definir historicamente o conceito de arte. Esse laço pode ser situado no debate intelectual contemporâneo a partir de duas abordagens. Uma primeira, que afirma a imagem como objeto de um campo disciplinar particular, que demarca uma abordagem anglo-saxã; e uma segunda, caracterizada como abordagem germânica, trata a imagem como problema central para definir o campo disciplinar da história da arte. Assim, o interesse renovado pelos estudos da imagem e da arte envolve diferentes visões com consequências para a sua definição disciplinar dos estudos.

Referência(s)