O ENSINO-APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO BASEADO NAS CLASSES DE MOVIMENTO E NA VARIABILIDADE DE PRÁTICA

2000; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Issue: 23 Linguagem: Português

10.5902/231654648063

ISSN

2316-5464

Autores

Sara Teresinha Corazza Kroth,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

Pesquisadores e estudiosos do movimento humano preocupam-se em estudar e estruturar novas formas de ensinar gestos motores, inovando o processo pedagogico, em busca da facilitacao ou melhoria no ato de aprender. Este estudo tem a pretensao de aprofundar certas questoes de cunho teorico para servir de sustentacao aos procedimentos empiricos tao presentes nas aulas de nossos professores de Educacao Fisica. Para isso fez-se um revisao da Teoria do Esquema criada em 1975 por Richard Schmidt e um estudo detalhado do que chamariamos de classes de movimento, segundo a Teoria ja citada, considerando a tecnica dos nados crawl, costas, peito e borboleta. Aliamos , portanto questoes de cunho teorico e pratico na evidencia de uma nova proposta de ensino-aprendizagem em Natacao baseado na variabilidade das condicoes de pratica.

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