O ENSINO-APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO BASEADO NAS CLASSES DE MOVIMENTO E NA VARIABILIDADE DE PRÁTICA
2000; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Issue: 23 Linguagem: Português
10.5902/231654648063
ISSN2316-5464
Autores Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoPesquisadores e estudiosos do movimento humano preocupam-se em estudar e estruturar novas formas de ensinar gestos motores, inovando o processo pedagogico, em busca da facilitacao ou melhoria no ato de aprender. Este estudo tem a pretensao de aprofundar certas questoes de cunho teorico para servir de sustentacao aos procedimentos empiricos tao presentes nas aulas de nossos professores de Educacao Fisica. Para isso fez-se um revisao da Teoria do Esquema criada em 1975 por Richard Schmidt e um estudo detalhado do que chamariamos de classes de movimento, segundo a Teoria ja citada, considerando a tecnica dos nados crawl, costas, peito e borboleta. Aliamos , portanto questoes de cunho teorico e pratico na evidencia de uma nova proposta de ensino-aprendizagem em Natacao baseado na variabilidade das condicoes de pratica.
Referência(s)