
Qual é a participação de fatores socioeconômicos na inteligência de crianças
2013; Volume: 5; Issue: 4 Linguagem: Português
10.5579/rnl.2013.0165
ISSN2075-9479
AutoresGeise Machado Jacobsen, André Luiz Moraes, Flávia Wagner, Clarissa Marceli Trentini,
Tópico(s)Cognitive Abilities and Testing
ResumoO objetivo do presente estudo foi verificar se a escolaridade dos pais e a renda da familia sao preditores da inteligencia de uma amostra de criancas brasileiras de 6 a 12 anos de idade, a partir de duas medidas de inteligencia. Quatrocentos e dezoito criancas, do sexo feminino ou masculino, provenientes de escolas privadas e publicas de Porto Alegre, foram avaliadas. Cento e noventa e tres participantes foram avaliados pela Escala de Inteligencia Wechsler Abreviada (WASI) (agrupamento 1) e 225 pelo teste Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (agrupamento 2). O Coeficiente de Correlacao de Pearson foi utilizado para investigar a associacao entre variaveis socioeconomicas e inteligencia. Depois, as variaveis significativas foram inseridas em um modelo de Regressao Linear Multipla (metodo Stepwise). Correlacoes positivas fracas a moderadas foram encontradas entre a escolaridade dos pais, o QI obtido na WASI e o percentil no Raven, bem como entre a renda e as mesmas medidas de inteligencia. A escolaridade dos pais tambem apresentou associacao com os escores brutos alcancados nos subtestes Raciocinio Matricial e Vocabulario da WASI. A escolaridade do pai e a renda da familia explicam 15% da variância no QI da WASI. No subteste Raciocinio Matricial, a variavel mais explicativa e a escolaridade do pai (8%). No Vocabulario, a escolaridade da mae e a melhor preditora (22%). No ao Raven, a renda prediz 6% da variacao no percentil. As variaveis socioeconomicas, por meio das condicoes ambientais oferecidas aos filhos, exercem um papel no desenvolvimento da inteligencia das criancas, em especial nas medidas verbais.
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