A Visitação de Thomas Luis no contexto europeu: critérios de conservação e restauro baseados nos estudos iconográfico e da técnica

2012; Catholic University of Portugal; Volume: 1; Issue: 4 Linguagem: Português

10.34618/ecr.4.3091

ISSN

1647-2098

Autores

Filipa Cordeiro,

Tópico(s)

Building materials and conservation

Resumo

Consideramos aqui a pintura retabular Visitacao do pintor Thomas Luis (c.1565-c.1612), pertencente a igreja da Santa Casa da Misericordia (SCM) do Montijo. Este artigo tem por objectivo demonstrar como os estudos iconograficos e laboratoriais podem ser determinantes para delinear criterios cientificos de conservacao e restauro numa obra que requer a reintegracao cromatica de lacunas extensas. No estudo iconografico, confrontamos esta pintura com nove fontes literarias que circulavam na Europa no seculoXVI. Com o objectivo de assegurar uma conservacao e restauro cientifica, estudamos atecnica do pintor com o recurso a varios metodos: fotografias sob luz normal e radiacao ultra violeta (UV); reflectografia de infra vermelho (IRR); microscopia optica (OM); analise micro quimica (MA) e micro-espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (μ-FTIR).

Referência(s)