
Efeito Benjamin Button: a figura do idoso na representação da identidade de marcas contemporâneas
2013; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/issn.1984-5057.v5i1p50-69
ISSN1984-5057
AutoresFlávia Igliori Gonsales, Sandra Souza,
Tópico(s)Consumer Behavior in Brand Consumption and Identification
ResumoAs marcas contemporâneas, além de identificar e diferenciar produtos e serviços, são capazes de estabelecer vínculos afetivos com seus públicos. No aspecto visual, as marcas manifestam sua identidade por meio de diversos elementos expressivos, entre eles o identificador visual nominativo (logotipo) e simbólico (símbolo, cor e grafismo). Neste artigo, foram analisadas quatro marcas populares e com décadas de existência, que utilizam a figura do idoso como elemento simbólico da identidade, figura que passou por sucessivos redesenhos a fim de causar um rejuvenescimento na imagem de marca - processo que pode ser denominado como efeito Benjamin Button (efeito BB).
Referência(s)