Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Efeito Benjamin Button: a figura do idoso na representação da identidade de marcas contemporâneas

2013; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/issn.1984-5057.v5i1p50-69

ISSN

1984-5057

Autores

Flávia Igliori Gonsales, Sandra Souza,

Tópico(s)

Consumer Behavior in Brand Consumption and Identification

Resumo

As marcas contemporâneas, além de identificar e diferenciar produtos e serviços, são capazes de estabelecer vínculos afetivos com seus públicos. No aspecto visual, as marcas manifestam sua identidade por meio de diversos elementos expressivos, entre eles o identificador visual nominativo (logotipo) e simbólico (símbolo, cor e grafismo). Neste artigo, foram analisadas quatro marcas populares e com décadas de existência, que utilizam a figura do idoso como elemento simbólico da identidade, figura que passou por sucessivos redesenhos a fim de causar um rejuvenescimento na imagem de marca - processo que pode ser denominado como efeito Benjamin Button (efeito BB).

Referência(s)