O lazer nos cursos de graduação em turismo de Belo Horizonte: visão dos coordenadores de curso
2008; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
1677-6976
AutoresHélder Ferreira Isayama, Marina Araújo, Michelle Costa e Silva,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO objetivo desta pesquisa foi investigar a contribuicao dos conteudos de lazer para a formacao do futuro turismologo. Para tanto, foram selecionados 13 cursos de turismo de IES da cidade de Belo Horizonte e foram analisadas suas grades curriculares, atraves de uma entrevista adicional aos coordenadores, entendendo-se o papel estrategico destes na implementacao dos referidos conteudos relacionados ao lazer. Conclui-se, ao final, que os cursos de turismo nao contemplam com a devida atencao as interfaces do turismo com o lazer, dada a pequena carga horaria que lhe e reservada. Alem disso, as disciplinas dedicadas ao lazer promovem uma pequena e descontextualizada discussao acerca desse fenomeno, uma vez que se restringem ao estudo de possibilidades de execucao de diversas atividades recreativas em equipamentos turisticos privados. Palavras-chave: Lazer; turismo; formacao profissional; Abstract: This work purposes to investigate the leisure contribution for the professional of tourism formation. Therefore, there was selected 13 tourism graduate courses of Belo Horizonte and was analysed its curriculums through an adicional interview with the coordinators, knowing his strategic function in to be effective the leisure subject. We concluded that the tourism courses do not observe correctly the interfaces between the leisure and the tourism, just right the little time of studies that they are. Add to that, the leisure disciplines have a insufficient discution about this phenomenon, because they restringe the leisure by the study of the possibilities of recreative activities execution in tourism private equipments. Key-words: Leisure; tourism; professional formation;
Referência(s)