Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Rio de Janeiro, a imagem da divisão social da cidade nas emissões televisivas da França

2003; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR); Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22296/2317-1529.2003v5n2p57

ISSN

2317-1529

Autores

Alberto Lopes Najar, Sylvie Fégar,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O presente texto tem por objeto de análise as características dos programas da televisão francesa que abordaram a temática das favelas da cidade do Rio de Janeiro/Brasil, em documentos que foram ao ar entre abril de 1964 e maio de 2003. Não se analisarão as imagens propriamente ditas, ou seja, os aspectos particulares pelos quais as cenas e/ou quadros foram construídos, mas identificar-se-ão características próprias dos documentos audiovisuais que trataram a temática das favelas, em relação aos programas, temas abordados, duração e horário da emissão. Foram utilizadas duas bases de dados da Inathèque de France, a saber: a base do Dépôt Legal e os Archives INA TV (IMAGO). A análise dos resultados sugere que, na TV francesa, o ícone predominante da sociedade carioca é o de uma sociedade dicotômica, ricos de um lado, e pobres na favela. Esse ícone foi construído através de diversos programas, em que imagens e cenas cotidianas das favelas, sob o gênero de noticiários e magazines, foram transmitidas em boa parte entre 11h31min e 13h30min, nos canais TF1, FR2 e FR3 (70% do total das emissões). Gêneros mais longos, como documentários, com tendência a produzir um quadro de análise e propor uma explicação por vezes mais abrangente, se fizeram presentes, em geral, após 22:30h, nos canais FR2, FR3, Canal + e Arte. Assinala-se na conclusão que a estrutura socioespacial do Rio de Janeiro é mais complexa do que a captada pelo modelo dualista indicado pelos programas analisados. Tal matização socioespacial está ausente nos documentos audiovisuais transmitidos pela TV francesa, e isso os leva a abordar o tema da favela no Rio de Janeiro de uma visão mítico-romântica como a iconizada no filme de Marcel Camus, Orfeu Negro. Palavras-chave: Rio de Janeiro; imagem da divisão social da cidade; favelas; Inathèque de France; televisão francesa. Abstract: The objective of this article is to analyze the characteristics of French television broadcasts that approach the theme of favelas (slums) in the city of Rio de Janeiro, Brazil, in TV programs aired from April 1964 to May 2003. The purpose was not to analyze the images per se, but to identify the characteristics of audiovisuals dealing with the issue of favelas, in terms of the programs, the themes covered, duration, and the time of the day in which the programs were broadcasted. Two different data basis were used from the Inathèque de France, namely the Dépôt Legal and the Archives INA TV (IMAGO). Analysis of the results suggests a sharp social division in Rio de Janeiro through the image of the favelas as reported on French TV under the genre of news broadcasts and magazines, mostly aired from 11:31 to13:30 PM), on channels TF1, FR2, and FR3 (70% of broadcasts). Longer genres such as documentaries, tending to produce a more in-depth analysis and sometimes proposing a broader explanation of the phenomenon were generally only aired after 10:30 PM, both on the FR2, FR3, Canal+ and Arte channels. The conclusion highlights that Rio de Janeiro’s socio-spatial structure is more complex than that captured by such a dualistic model. The city’s socio-spatial nuances are lacking in the audiovisual programs broadcasted by French TV, and the approach to the favela issue is thus based on a mythical-romantic view as portrayed in Black Orpheus, by Marcel Camus. Keywords: Rio de Janeiro; social division image; slums; Inathèque de France; television broadcasts.

Referência(s)