Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

DESVELANDO MEMÓRIAS SOBRE ESCOLAS E EDUCAÇÃO LASSALISTA DO INÍCIO DO SÉCULO XX

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14393/che-v12n1-2013-8

ISSN

1982-7806

Autores

Cleusa Maria Gomes Graebin, Rejane Penna,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este trabalho tem como objetivos: compreender a instalação das primeiras escolas lassalistas no Rio Grande do Sul (1907-1930) e sua inserção em uma dinâmica na qual as forças políticas no poder, apoiavam-se em pressupostos positivistas; analisar testemunhos, buscando as representações dos depoentes a respeito das escolas e educação lassalista. Trabalha-se com duas entrevistas do acervo do Arquivo Sonoro e Visual da Memória Lassalista no Rio Grande do Sul, banco de dados desenvolvido no Centro Universitário La Salle (Canoas) desde 2004, envolvendo memórias de indivíduos que, em algum momento de suas vidas, tiveram relações com a educação e escolas lassalistas. Enfatizam-se as fontes orais, mas também se dialoga com documentação escrita. Para analisar os testemunhos, utiliza-se metodologia descrita e aplicada por pesquisadoras na área da Educação (Szymanski, Almeida e Prandini) e, teoricamente, busca-se apoio em Stuart Hall (representações) e Paul Ricoeur (hermenêutica).

Referência(s)