
METODOLOGIAS DE PESQUISAS COM CRIANÇAS
2010; Editora da Universidade de Santa Cruz do Sul; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português
10.17058/rea.v18i2.1496
ISSN1982-9949
AutoresAltino José Martins Filho, Maria Carmem Silveira Barbosa,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo diz respeito às escolhas teórico-metodológicas que procuram valorizar e tomar as crianças como sujeitos privilegiados nas pesquisas sobre a infância e a sua educação. A pretensão é abrir caminhos promissores na definição da participação das crianças pequenas nas pesquisas. O estudo demonstrou as polêmicas que geram controvérsias à participação das crianças nas pesquisas; evidencia-se que o crescimento de pesquisas com crianças aumentou a produção de conhecimentos sobre as infâncias, bem como o interesse em desenvolver metodologias e procedimentos não convencionais de pesquisas que qualifiquem as vozes das crianças. Palavras-chave: Metodologia; crianças; pesquisa.
Referência(s)