A ARQUITETURA DO MEDO - PROPOSTA PARA UMA HISTÓRIA DO FUTURO
2011; Volume: 1; Issue: 02 Linguagem: Português
10.18554/ri.v1i02.76
ISSN1981-0601
Autores Tópico(s)Aviation History and Innovations
ResumoUma das principais marcas do gênero de ficção científica é a concepção bipolarizada do espaço físico, dividido entre superfície e subterrâneo, refletindo a dicotomia entre verdade e ilusão ou entre natureza e artifício. Este trabalho toma como foco essa divisão espacial para levantar alguns aspectos preliminares de uma história das diferentes concepções de futuro expressas nos filmes de ficção científica, partindo do pressuposto de que existe uma mentalidade comum ao longo do século XX concernente ao futuro da civilização, que se expressa de maneira privilegiada nos filmes sci-fi, dada a ênfase do gênero no conhecimento científico e nos avanços tecnológicos. O trabalho toma como base a noção de história das mentalidades segundo definida por Michel Vovelle, Fernand Braudel e Jacques Le Goff, tratando da transformação de longo prazo das estruturas de pensamento. As obras tomadas como objeto de análise são Metrópolis (Fritz Lang, 1926) e Matrix (Andy e Larry Wachowski, 1999). Palavras-chave: ficção científica; divisão espacial; história do futuro.
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