JUVENTUDE E INTERNET: POSSIBILIDADES DE “CRIAR” EDUCAÇÃO FÍSICA
2013; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.7867/1809-0354.2013v8n1p182-208
ISSN1809-0354
AutoresTatiana Passos Zylberberg, Fabrício Leomar Lima Bezerra,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoNeste artigo defendemos que as transformacoes epistemologicas da Educacao Fisica podem sair dos muros academicos por intermedio da internet, num projeto de midia-educacao que valorize diferentes linguagens e conteudos elaborados por jovens estudantes desta area. A partir desta premissa, narramos o processo de construcao de um website do projeto de extensao JUVENTUDE E INTERNET, criado no Instituto de Educacao Fisica e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceara (UFC) em 2012. Este projeto faz parte das acoes do Laboratorio de Estudos das Possibilidades de Ser (LEPSER) do IEFES-UFC e trata-se de um desdobramento da pesquisa cientifica de mestrado de Zylberberg (2000). Com o projeto Juventude e Internet, assumimos o desafio coletivo de conceber um website educativo, reflexivo e criativo, no qual os jovens sao autores e produtores culturais, nao apenas receptores ou espectadores. Como um dos eixos principais para a participacao dos jovens e o processo criativo autoral, fundamentamos esta tematica e apresentamos alguns exemplos das ilustracoes e conteudos que vao compor o website . Nas consideracoes finais, ressaltamos o nosso proposito de “Conectar e criar Educacao Fisica”, colaborando com a divulgacao de pesquisas e referenciais contemporâneos desta area, e intensificando o potencial autoral da juventude.
Referência(s)