Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A Escola dos Annales e a Crítica ao Historicismo e ao Positivismo

2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22228/rt-f.v3i1.56

ISSN

1984-9036

Autores

José D’Assunção Barros,

Tópico(s)

Sociology and Education in Brazil

Resumo

Este artigo tem por objetivo conduzir uma discussão acerca do movimento dos Annales, com ênfase na sua oposição a determinados setores do Historicismo e do Positivismo de sua época. È elaborada uma exposição inicial das ‘oposições radicais’ e ‘oposições interativas’ das primeiras gerações dos Annales, considerando que a oposição ao Historicismo não foi uma oposição ao Historicismo como um todo, mas apenas contra certos setores do Historicismo que foram associados pelos Annales a uma “história historizante”. Na segunda parte do artigo, são apresentados alguns dos principais aspectos que constituem a identidade dos Annales como um movimento: a interdisciplinaridade, a problematização da História, e as novas proposições nas formas de conceber o Tempo.

Referência(s)