Artigo Produção Nacional

Memória em dislexia do desenvolvimento e surdez congênita: comparando arquiteturas cognitivas

2006; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Issue: 28 Linguagem: Português

ISSN

1984-686X

Autores

Fernando César Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabra,

Tópico(s)

Linguistic Studies and Language Acquisition

Resumo

O modelo de memoria verbal de Baddeley e usado para comparar o processamento de informacao em dislexia do desenvolvimento e surdez congenita profunda. Em curvas de posicao serial, o efeito de primazia revela a integridade do circuito fonologico, que permite reter fonologicamente a informacao e consolida-la na memoria; o de recencia, a integridade do circuito fonetico, que permite reter articulatoriamente a informacao sob audicao e leitura orofacial. O Circuito Fonologico e composto de duas alcas: uma, conectando Entrada a Saida, permite repetir pseudopalavras ouvidas; outra, conectando Saida a Entrada, permite ouvir-se pensando, refrescar a informacao fonologica e memoriza-la. A alca conectando Entrada a Saida esta comprometida na afasia de conducao gerando inabilidade de repetir pseudopalavras ouvidas. A alca conectando Saida a Entrada esta comprometida na dislexia de desenvolvimento, dificultando ouvir internamente o fluxo da fala durante leitura. O Circuito Fonetico opera sempre que a fala e ouvida, articulada oralmente, ou lida orofacialmente. Nele, a Entrada e ativada na audicao ou leitura orofacial; a Saida, na articulacao subvocal. A alca conectando Entrada a Saida permite repetir pseudopalavras lidas orofacialmente. A alca conectando Saida a Entrada produz efeito de recencia, permitindo manter tracos de memoria recente e elos da fala interna. Diferente da surdez congenita em que estao preservadas, na dislexia do desenvolvimento, as alcas fonologica e fonetica conectando Saida a Entrada estao comprometidas, dificultando o monitoramento do proprio ouvido interno e da propria voz interna durante a leitura e a escrita. Palavras-chave : Memoria. Dislexia. Surdez. Fonologia. Fonetica.

Referência(s)