
PERSPECTIVA SOB O PAPEL SOCIAL DA LEITURA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ALUNO DE EAD
2015; Centro Universitário Internacional (UNINTER); Volume: 10; Issue: 20 Linguagem: Espanhol
10.22169/intersaberes.v10i20.707
ISSN1809-7286
AutoresDjane Oliveira de Brito, Maria Angélica Freire de Carvalho,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoRESUMO A leitura, em sentido amplo, pode ser entendida como uma forma de compreender ou significar o mundo. A todo instante nos deparamos com modos de significar: um livro, uma noticia de jornal, um post numa rede social, uma mensagem no celular, um sinal de trânsito ao atravessarmos uma rua, uma escultura, expressoes no rosto de alguem, o ceu nublado ou azul que nos indica tempo chuvoso ou ensolarado, o ouvir, o tocar e o cheirar, quando nao podemos ver. Assim, o ato de ler esta imbuido no saber humano, mesmo que nao se tenha o dominio do codigo linguistico. Arraigada a este saber humano, entendemos que a leitura tem por natureza um carater social, haja vista que e nas relacoes humanas, no cotidiano das praticas coletivas e individuais que ela se da, o que nos instiga a estudar sua relevância social. Nossa proposicao, aqui, levara em conta inserir espaco a opiniao do aluno do Curso de Letras Portugues, na Modalidade a Distância, da Universidade Federal do Piaui (UFPI) sobre o papel social da leitura, que sera averiguada a partir de uma atividade proposta para a disciplina de Leitura e Producao de Textos I (ofertada no Primeiro Modulo). O objetivo e mostrar seu posicionamento leitor, e mais especificamente, qual o entendimento do aluno ingressante na vida academica, a respeito da importância do papel social da leitura. Para o desenvolvimento do estudo, buscaremos subsidios teoricos em autores como Kato (1995 [1985]), Kleiman (2004, 2005), Marcuschi (2008), Martins (2006) e Rojo (2009). Palavras-chave : leitura; social; forum. ABSTRACT Reading, in broad sense, is a way to understand the world. Every time we encounter with different readings: a book, a newspaper, in our social connections, a message in our cell phones, a traffic light, a sculpture, on the faces of somebody, on the cloudy sun that show us the weather, rainy or sunny, hearing, touching and smelling when we cannot see. The act of reading is inside of the human beings, even if they do not have the dominance of the linguistic code. Ester rooted to human knowledge, we understand that the reading have, in its own, social character, we can see on the human relations, in the day a day of the collective or individual that gives, which incites us to study its social relevance. Our position takes into account, and more specifically, the opinion of the student of the course Portuguese Lyrics in distance mode, of the Federal University of Piaui (UFPI) about the social role, that will be (ascertain from an proposal activity for the discipline of reading and textual production I (offered at the first module). The purpose is show your reader placement, what is the understanding of student entrant on academic life, about the importance of the social role of reading. To develop the study, we will seek theoretical subsidies in authors such as Kato (1995 [1985]), Kleiman (2004, 2005), Marcuschi (2008), Martins (2006) and Rojo (2009). Keywords : reading; social; forum. RESUMEN Lectura, en un sentido amplio, puede ser entendida como una forma de entender o significar el mundo. En todo momento nos deparamos modos de significar: un libro, un periodico, un puesto en una red social, un mensaje en el telefono, una senal de trafico al cruzar una calle, una escultura, expresiones en la cara de alguien, cielo nublado o azul que indica el tiempo lluvioso o soleado, oir, tocar y oler cuando no podemos ver. Asi, el acto de la lectura esta imbuida en el conocimiento humano, aunque uno no tenga el dominio del codigo de idioma. Arraigado en este conocimiento humano, entendemos que la lectura tiene por naturaleza un caracter social, como lo es en las relaciones humanas, en las practicas individuales y colectivos diarios, lo que nos insta a estudiar su pertinencia social. Nuestra propuesta, aqui, tiene en cuenta la opinion del alumno del Curso de Letras, en la modalidad a distancia, de la Universidad Federal de Piaui (UFPI) sobre la funcion social de la lectura, que sera comprobada a partir de una actividad propuesta para la disciplina de Lectura y Produccion de Textos I (que se ofrecen en el Primer Modulo). El objetivo es mostrar su posicionamiento lector, y mas especificamente, cual es la comprension del estudiante que entra en la vida academica, sobre la importancia de leer el papel social de la lectura. Para desarrollar el estudio, buscaremos el apoyo teorico de autores como Kato (1995 [1985]), Kleiman (2004, 2005), Marcuschi (2008), Martins (2006) y Rojo (2009). Palabras clave : lectura; social; foro.
Referência(s)