
BASE COMUM NACIONAL: UMA DISCUSSÃO PARA ALÉM DO CURRÍCULO
2014; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
1809-3876
Autores Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoEste ensaio tem o intuito de levantar questoes que ampliem o debate em torno da base nacional comum para o curriculo da educacao basica, proposta pelo Ministerio da Educacao. Para tanto, busca-se articular a proposicao curricular a um projeto de educacao nacional, vinculado a um projeto de sociedade. Nesse sentido, analisam-se os modelos de sociedade em vigor atualmente, visando buscar os nexos entre um curriculo nacional que procura reduzir as desigualdades no atendimento ao direito a aprendizagem dos excluidos, e as orientacoes dos organismos internacionais de atentar para politicas de alivio a pobreza e de reducao da vulnerabilidade, com medidas compensatorias. Discutem-se os conceitos de pobreza e a possibilidade de um curriculo comum contemplar as diferentes realidades dos grupos excluidos. Conclui-se que esta discussao enseja o debate sobre a reforma educacional que esta em curso, visto que se encaminha para definir um tipo de educacao sustentada pela logica cognitivista, individual; universaliza os conhecimentos necessarios para “todos” com base no “direito a aprendizagem”; incide sobre a atuacao docente, estabelecendo os conteudos priorizados e que serao avaliados nas provas nacionais; orienta a formacao de professores com privilegio da dimensao pratica sobre a teorica, ensinando as “boas praticas” dentro dos conteudos definidos no curriculo para a educacao basica. Espera-se que essa discussao se amplie e que alternativas possam ser construidas.
Referência(s)