Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Identidades híbridas, língua(gens) provisórias-alunos "brasiguaios" em foco

2008; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 47; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0103-18132008000200010

ISSN

2175-764X

Autores

Maria Elena Pires Santos, Marilda do Couto Cavalcanti,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Considerando as questões políticas, sociais e históricas que recobrem a denominação "brasiguaio" e o decorrente apagamento de sua construção simbólica e ideológica, o artigo problematiza, na diáspora brasileira contemporânea, a construção de identidades locais e globais, identidades essas marcadas por conflito gerado pelo colapso de velhas certezas e pela produção de novas formas de posicionamentos sociais. Focalizam-se nesse contexto complexo, especificamente, alunos "brasiguaios" neste caso, filhos de pais brasileiros retornados do Paraguai. Essas crianças, na tradição escolar homogeneizadora, podem, facilmente, invisibilizar essa identidade "brasiguaia" (que lhes é imposta e que elas rejeitam) até o momento em que suas leituras em voz alta ou seus textos escritos emergem e elas passam a ser apontadas como problema por seus professores. Na escola, a hibridação dessa escrita e dessa leitura coloca esses alunos sob um holofote avaliador e os rotula como "brasiguaios".

Referência(s)