
A EXPERIÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO NO DIRETÓRIO ACADÊMICO NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE
2014; Editora Rede UNIDA; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2358-8306
AutoresCid Gonzaga Gomes Natália Ferraz Mello,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoINTRODUCAO: O movimento estudantil no Brasil, tem sua trajetoria enraizada em grandes momentos historicos do pais. O apice deste, deu-se frente ao posicionamento politico perante o Estado durante a ditadura militar. Contudo, o movimento estudantil e um meio de expressoes do protagonismo estudantil, alem de ser uma das possibilidades de insercao e atuacao politica para os estudantes. Segundo a LEI No7.395, de 31 de Outubro de 1985, Art. 4o. fica assegurado aos estudantes de cada curso de nivel superior o direito a organizacao do Diretorio Academico (DA), como sua entidade representativa. Assim, o DA e composto por todos os estudantes de um determinado curso, com intuito de representar interesses, reivindicacoes e promover lutas e disputas estudantis dentro da Instituicao de Ensino e na Sociedade, e proporciona aos academicos o protagonismo em sua formacao. DESCRICAO DA EXPERIENCIA: O Diretorio Academico da Fisioterapia do Centro Universitario Franciscano (DAFISIO-UNIFRA) foi reativado no segundo semestre de 2012, apos 4 anos da ultima gestao. E a entidade representativa de 342 alunos, divididos em oito semestres, matriculados no curso de Fisioterapia do Centro Universitario Franciscano. A atual gestao e composta por nove alunos que desenvolvem diversas atividades buscando supra citar os interesses dos academicos. A recepcao dos calouros e planejada pelos membros, os quais elaboram juntamente com a coordenacao do curso a aula inaugural do semestre, apresentando os projetos e oportunidades que a instituicao oferece. Tambem e desenvolvido o trote solidario, em que os calouros participam de atividades na comunidade promovendo a saude dos mesmos. O DAFISIO- UNIFRA promove atividades formativas, como palestras e workshops, a partir de eixos tematicos de interesse dos estudantes e que possam contribuir para a formacao dos mesmos. Alem disso, uma vez por semestre e realizada a avaliacao do curso intermediada pelos membros do diretorio, na qual os professores cedem um periodo de aula para que os alunos apontem fragilidades e potencialidades do curso, alem de sugerirem propostas para que as fragilidades sejam sanadas. Contudo, nota-se ainda a dificuldade de aproximar o diretorio dos alunos, pois e uma instituicao privada em que o movimento estudantil ainda nao esta consolidado, e que os academicos tem pouco interesse por questoes politicas. Nao obstante, o diretorio tem dificuldade de promover eventos de integracao dos alunos devido a burocracia necessaria para tal. IMPACTOS: A vivencia proporcionada pelo DA permite aos estudantes defrontar-se com a realidade, alem de permitir vivenciar a lideranca, e atraves de um processo critico-reflexivo, elaborar estrategias de lutas para transformar e protagonizar o processo de formacao e a sociedade. CONSIDERACOES FINAIS: Assim, a participacao no DA potencializa a formacao de academicos realmente comprometidos com o coletivo, expressa o protagonismo estudantil, alem de ser um meio para a insercao dos estudantes em organizacoes e a atuacao politica. Nao obstante, propicia a experiencia em gestao, pois o academico necessita elaborar estrategias para consolidar e representar os interesses de quem representa, consolidando-se como um diferencial na sua formacao .
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