Artigo Produção Nacional

O caso como estratégia de ensino na área de Administração

2006; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 41; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0080-21072006000200003

ISSN

1984-6142

Autores

Ana Akemi Ikeda, Tânia Modesto Veludo‐de‐Oliveira, Marcos Cortez Campomar,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Neste artigo aborda-se o metodo do caso e analisa-se o seu emprego como recurso pedagogico na area de administracao. Foi realizado um levantamento bibliografico que cobriu os seguintes topicos: origens do metodo do caso, o metodo do caso na area de administracao, objetivos pedagogicos do metodo do caso, possibilidades de uso do metodo do caso, beneficios do metodo do caso, desafios e criticas ao metodo do caso. Nas consideracoes finais, enfatiza-se a importância da participacao ativa de instrutores e alunos para o sucesso do metodo. Essa estrategia de ensino deve ser utilizada concomitantemente a outras tecnicas educacionais. Muitos desafios rondam o emprego do metodo no Brasil, como a falta de tradicao e a pouca valorizacao da producao de casos, a falta de preparo dos instrutores e autores e a dificuldade em obter informacoes das empresas para a elaboracao de casos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX