Braços cortados: o realismo fílmico e a antropologia visual
2009; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 10; Issue: 23 Linguagem: Português
10.22456/1984-1191.10108
ISSN1984-1191
Autores Tópico(s)Participatory Visual Research Methods
ResumoA antropologia visual, desde os seus primeiros dias, vive perseguida pelo fantasma do paradigma «realista». Enquanto na antropologia textual o debate do writing culture finalmente desacreditou a ideia de uma escrita "objectiva", a reflexão teórica e a práxis fílmica dos antropólogos que empregam imagens na sua produção e representação de saberes, repetidamente continua a se referir a noções «realistas» como fonte da sua metodologia. O artigo sugere uma semelhança estrutural entre as ideias «realistas» antropológico-visuais, e o discurso do «realismo» fílmico, como aparece na história do cinema nos escritos de Bazin e outros autores. Partindo desse pressuposto, propõe-se uma maior liberdade “artística” nos trabalhos etnográficos filmados, para que a antropologia visual consiga, deste modo, tirar maior proveito das capacidades sintéticas e analíticas das imagens em movimento.
Referência(s)