
UM SUJEITO LEITOR PARA A LITERATURA NA ESCOLA. ENTREVISTA COM ANNIE ROUXEL
2015; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 16; Issue: 41 Linguagem: Português
10.12957/teias.2015.24526
ISSN1982-0305
AutoresNeide Luzia de Rezende, Gabriela Rodella de Oliveira,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoAnnie Rouxel e professora emerita em Lingua e Literatura Francesas na Universidade Bordeaux 4. Suas pesquisas se voltam para a recepcao e o ensino da leitura literaria. E autora, entre outros, dos livros Enseigner la lecture litteraire (PUR, 1996), e Du corpus scolaire a la bibliotheque interieure (PUR, 2009). Junto com outros professores vinculados a didatica da literatura tem aprofundado investigacoes sobre a nocao de “sujeito leitor”, vertente teorica que, a partir de 2004, tem rapidamente se difundido na Franca e fecundado as propostas e orientacoes oficiais sobre o ensino de leitura literaria. Sua trajetoria de professora comeca no ensino basico, passa a responsavel por formacao de professores em nivel regional (organizacao de cursos, preparacao para concursos internos, grupos de pesquisa e formacao), pela docencia academica na Universidade de Rennes 2 e em seguida na IUFM – Institut de Formation de Maitres, de Aquitaine. Os IUFM foram importantes no desenvolvimento da formacao profissional de professores e pesquisadores em didatica, atualmente substituidos pelas ESPE: Ecole Superieur du professorat et de la Formation. Esta entrevista foi realizada ao longo do mes de abril de 2015 por e-mail.
Referência(s)