Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Reflexão sobre o processo ensinar aprender no laboratório de enfermagem

2005; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15253/2175-6783.20050001000014

ISSN

2175-6783

Autores

Cleide Oliveira Gomes, Glaucea Maciel de Farias, Rosineide Santana de Brito, Gilson de Vasconcelos Torres, Raimunda Medeiros Germano,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica, relacionada ao ensino no laboratório de enfermagem tendo como objetivos identificar sua contribuição com o processo ensinar/aprender, analisando igualmente sua importância nesse processo. A revisão histórica acerca do ensino das técnicas de enfermagem, comprova que este sempre foi realizado no laboratório de enfermagem. Os novos estudos sobre o tema, além de reforçarem essa idéia, apontam para mudanças desse ensino, ressaltando a importância do agir reflexivo, permeando o saber fazer de forma científica e humanizada. Pensando o processo ensino/aprendizagem, os autores analisados ressaltam que o ambiente menos estressante do laboratório de enfermagem diminui o nível de tensão do aluno, pois é o local adequado para superar dificuldades, facilitar a aprendizagem e possibilitar a articulação da teoria com a prática, o saber e o fazer, permitindo aproximações entre o sujeito que aprende e o objeto da aprendizagem. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20050001000014

Referência(s)