
O telejornalismo como ferramenta para a comunicação pública
2012; Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.25200/bjr.v8n2.2012.433
ISSN1981-9854
AutoresFernanda Ribeiro, Tiago Mainieri,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoEste artigo discute a função social do jornalismo, a abrangência e credibilidade do telejornalismo e a possibilidade do uso deste gênero televisivo enquanto ferramenta para a comunicação pública. Para isso faz-se necessário relembrar detalhes da implantação e desenvolvimento do telejornalismo no Brasil, conceituar o que é comunicação pública e cidadania, e também uma análise dos canais que o indivíduo utiliza para se informar, das características da comunicação de massa e, principalmente, da televisão e da necessidade da existência da comunicação pública para exercício da cidadania. Este estudo apresenta, ainda, uma análise de conteúdo do telejornal Bom Dia Goiás da TV Anhanguera – afiliada da Rede Globo em Goiás, revelando a abordagem do programa e o tipo de informação repassada à população sobre um grave problema social, a violência contra a mulher.
Referência(s)