
Uma abordagem semiótica Aplicada a Objetos Hipermídia Educacionais no SBTVD.
2013; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.41654
ISSN1679-1916
AutoresEráclito De Souza Argolo, Carlos de Salles Soares Neto, José Valdeni de Lima,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoCom o surgimento do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre – SBTVD-T– um deslocamento no eixo paradigmático dos modelos de produção de conteúdos educativos em teledifusão tornou-se possível. De um modelo unidirecional de difusão da programação televisiva educacional nativa da TV analógica, cuja abordagem pedagógica é behaviorista, evoluimos para uma concepção hipermidiática interativa, onde uma abordagem pedagógica conexionista ganha corpo através do t-learning. Este trabalho tem como objetivo discutir o perfil semiótico na construção de soluções hipermidiáticas educativas na plataforma do Sistema Brasileiro de TV Digital, buscando uma identificação dos aspectos convergentes entre educação, novas tecnologias e comunicação social na produção de conteúdos.
Referência(s)