
Entre brasas e cinzas? Notas introdutórias sobre a saúde no cenário universitário
2012; Essentia Editora; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5935/1809-2667.20120021
ISSN1809-2667
AutoresDenise Chrysóstomo de Moura Juncá,
Tópico(s)Education and Work Dynamics
ResumoA partir de uma revisão de literatura, discute-se neste artigo a relação ambiente acadêmico-saúde, abordando algumas variáveis identificadas no cotidiano de dois sujeitos: os professores e os alunos. O que se quer explorar é a presença da Síndrome de Burnout entre os mesmos, considerando que a formação universitária tende a ser vista como um momento de maiores vulnerabilidades e desafios aos jovens, já que tarefas novas e diversificadas lhes são impostas, podendo constituir fonte de acentuado estresse. A este contexto associa-se um cenário docente, onde é possível identificar elementos como a precarização do trabalho e a mercantilização da educação, capazes de gerar desdobramentos variados, alcançando, também, a saúde dos professores. Tal revisão compõe um projeto de pesquisa iniciado em março de 2012, na UFF/Campos dos Goytacazes, fruto do reconhecimento da relevância do tema, uma vez que os resultados de estudos neste campo podem suscitar e/ou fortalecer a implementação de estratégias capazes de desencadear um ambiente mais saudável de ensino, pesquisa e extensão, abrangendo tanto o corpo docente, quanto o discente.
Referência(s)