
Representações de crianças do Ensino Fundamental acerca do conceito de céu a partir do Método Clínico-Crítico
2014; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
10.36311/1984-1655.2013.v5n2.p4-23
ISSN1984-1655
AutoresRoberta Chiesa Bartelmebs, João Alberto da Silva,
Tópico(s)Health, Education, and Aging
ResumoEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de conhecer as representações das crianças acerca do conceito de céu. Utilizou-se o Método Clínico-Crítico na realização da coleta e análise das representações. A amostra constitui-se de crianças de sete a doze anos, estudantes do Ensino Fundamental em escolas públicas e particulares. A análise apontou para a existência de três grandes categorias de representações, são elas: Crença religiosa; Céu como abóbada e Céu diferente de espaço sideral. A partir dessa pesquisa é possível aprofundarmos as questões didáticas implicadas no trabalho com as ideias dos alunos no ensino de conteúdos de astronomia no Ensino Fundamental.
Referência(s)