Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Encenações do fantástico e do absurdo em Veronica Stigger

2012; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 17; Issue: 17 Linguagem: Português

10.12957/cadsem.2012.11004

ISSN

1806-9142

Autores

Maria Fernanda Gárbero,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

Este artigo é uma proposta de análise de dois contos de Veronica Stigger,tendo como hipótese a criação ficcional de contextos que, ao proporem umaintensa ruptura com o real, conduzem o leitor ao encontro de uma escriturafantástica. Para isso, fazem parte deste trabalho os textos “Tristeza e Isidoro”,de Gran cabaret demenzial (Cosac Naify, 2007), e “Curta-metragem”, contoroteirodividido em duas partes, de Os anões (Cosac Naify, 2009). A partir daideia de que nessas construções verifica-se uma descrença no diálogo comopossibilidade de interação entre as personagens, observa-se a elaboraçãode outras perspectivas de mediações afetivas viáveis a esses cenários que,de certa forma, conduzem à estranheza. Ademais, uma proximidade entre ouniverso narrativo de Stigger e o Teatro do Absurdo também se configura,pois as inserções da desolação e da incomunicabilidade do homem modernorompem com a dramaturgia tradicional e estabelecem novos sentidos. Aoavesso, as personagens aqui presentes experimentam o caos e encenamprecárias sobrevivências entre acidentes, quedas e cacos.

Referência(s)